builderall

Dores na Face - Bruxismo e Apertamento

As maiores causas dessas dores são o estresse e a ansiedade, esses fatores nos levam a apertar ou ranger os dentes o que tensiona a musculatura da face.

Essa tensão gera uma inflamação nos músculos da mastigação e na articulação, o que causa dor.

Quando a dor está relacionada aos musculos da face, chamamos de mialgia, em geral, a dor é espalhada pela face.

Já quando a dor está relacionada a articulação temporomandibular, chamamos de artralgia, em geral, a dor é pontual, próxima do ouvido.

Essas duas condições estão relacionadas com a DTM: Sigla que significa disfunção temporomandibular.

Sinais e sintomas do bruxismo e apertamento

Como nós tratamos as dores na face:

Tudo começa com uma boa avaliação do seu caso, para podermos identificar a origem da sua dor.

Depois de entendermos o seu caso, podemos delimitar o seu plano de tratamento.

94% dos casos se resolvem sem a necessidade de cirurgia.

Mas se houver indicação de cirurgia é uma opção para melhorar seu quadro de dor.

Vale lembrar que a DTM tem causas multifatoriais, por isso é muito frequentes trabalharmos em conjunto com outros profissionais.

Níveis de tratamento:

Cuidados clínicos, medicações e fisioterapia

São uma junção de cuídados para relaxar a musculatura da face e não sobrecarregar a articulação temporomandíbular (que nos faz abrir e fechar a boca). Algumas medicações analgesicas, relaxantes musculares e antiinflamatórios também pode ser utilizados.

Placa oclusal

É feita em resina acrilica, dura e lisa, que você utiliza durante a noite. Ela promove um melhor posicionamento da sua articulação e melhora as dores musculares.

Lavagem da articulação - Artrocentese

É um procedimento onde colocamos uma solução na articulação para lava-lá e melhorar seu funcionamento.

Cirurgia por vídeo da articulação - Artroscopia

É um procedimento cirurgico minimamente invasivo, onde conseguimos visulializar internamente a articulação e fazer alguns procedimentos para melhorar seu funcionamento.

Cirurgias abertar da articulação

São feitas através incisão logo a frente da orelha. Vários procedimentos para melhorar o funcionamento da articulação podem ser feitos.

Prótese da articulação temporomandibular

É a substituíção da articulação por uma prótese. São feitas em casos disfunções severas da articulação.